Rosângela Trajano

Nasce uma estrela sempre que se escreve uma poesia

Textos


A menina estressada e a alopecia

Rosângela Trajano

 

Era uma menina estudiosa, sorridente, comilona e com os cabelos ao vento quando saía pelas ruas agitada, gritando, querendo derrubar quem encontrasse na frente tudo porque não conseguiu terminar o seu trabalho escolar a tempo.

A menina se estressava com coisa pouca. Se a panela custasse a ferver, se não tivesse dinheiro para comprar as suas balinhas, se a mamãe custasse a chegar do trabalho ou se a vovó arrumasse o seu quarto e tirasse o seu travesseiro para lavar. Ela não entendia que precisava aprender a conviver com as pessoas, pois somos diferentes.

Queria tudo do seu jeito. Queria as coisas para ontem. Quando algo não saía conforme ela planejara começava a suar bastante, ia para um lado e para o outro, xingava todo o mundo, esquentava a cabeça por qualquer coisa. Chutava o pau da barraca e pisava em cocô de vaca.

De tanto sofrer com o estresse acima do normal, a menina começou a perder os cabelos da cabeça e ficou preocupada. Onde chegava via um cacho dos seus cabelos lindos caídos na sua blusa. Gritou pela mamãe, gritou pela vovó, gritou pelo seu coelho que era surdo e não a ouvia, mas sabia bem quando ela estava com estresse acima do normal, pois seus olhos piscavam bastante.

Todos os familiares ao verem que os cabelos da menina estavam caindo decidiram levá-la ao médico. A vovó na sua caduquice achou que era coisa de benzedeira, a mamãe pensou ser coisa de cabeleireira, mas o coelho que era o mais esperto disse ser coisa de médico psiquiatra. E lá se foram todos para o posto de saúde do SUS perto da casa da menina.

O médico apressado porque tinha muita gente na fila para ser atendida deu logo o diagnóstico

- Você está com alopecia! Os seus cabelos estão caindo bastante porque você tem uma doença psicossomática, menininha!

- O que eu tenho, doutor? Fale mais alto! Parece que está com medo de falar!

- Calma! Calma! Calma, menininha! Quanto mais estressada você ficar mais os seus cabelos vão cair! Tome! Compre este sabonete e passe a lavar os cabelos com ele! Mas, lembre-se: nada de estresse! O seu estresse atingiu o seu corpo e você está com duas doenças agora, uma emocional e outra física.

- O senhor não sabe de nada! O senhor parece um pimentão!

- Menina abusada você! Vá embora daqui senão quem vai acabar se estressando sou eu!

A mãe da menina pediu desculpas ao médico e foram direto à farmácia comprar o sabonete. O cabelo da menina caiu tanto com o seu estresse que ela ficou careca. E quando nasciam alguns fios logo caíam novamente porque ela vivia estressada com a menor tolice.

 

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que você achou do texto?

2 – Você gostou da menina?

3 – Você gostou do coelho?

4 – Você gostou do médico?

5 – Comente o motivo de ter gostado mais de um personagem do que de outro.

6 – O seu cabelo já caiu alguma vez?

7 – Você tem medo de ficar careca?

8 – Por que o estresse é uma doença grave?

9 – O que as pessoas estressadas podem fazer com elas?

10 – Que recado você daria para a menina do texto?

 

Desenhe o que você mais gostou na história.

 

Rosângela Trajano
Enviado por Rosângela Trajano em 07/03/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras